Microsoft anuncia que vai iniciar distribuição digital de games

Distribuição digitalA Microsoft anunciou que vai iniciar, possivelmente a partir de agosto, a distribuição digital de games para o Xbox 360. É claro que nem todos serão distribuídos desta maneira, pelo menos no início, e para começar estão previstos títulos tais como Mass Effect, BioShock, Assassin’s Creed e Call of Duty 2, dentre alguns outros.

Em minha opinião não é uma boa idéia, tendo em vista fatores tais como tamanho dos jogos, velocidade de acesso à internet, tamanho dos HD’s dos nossos Xbox 360, etc. E isto sem levar em conta o “fator Brasil”, onde tudo é mais caro e onde pagamos muito por um serviço de banda larga ridículo. Já imaginou quanto tempo levará para baixarmos um jogo desses? E no caso de “sinistros” com nossos consoles e/ou HD’s, já imaginaram o tamanho do transtorno para recuperarmos os jogos pelos quais pagamos? Emprestar e trocar jogos? Sem chance. :(

E, o pior de tudo, um HD de 20 GB do Xbox 360 comportará, no máximo, uns 3 ou 4 jogos desses. Um de 60 Gb (do meu Premium, por exemplo) comportará no máximo 10 ou 12 jogos. E isto sendo otimista ao extremo. Não vou comentar aqui sobre o HD de 120 GB, mas sabe-se que este é o maior de todos, e os problemas de armazenamento ficam claros nesta parte. Isto sem falar que além de tudo, os HD’s armazenam saves de jogos, vídeos, trailers e mais uma série de coisas que também ocupam espaço.

Xbox Live Arcade
Creative Commons License photo credit: gamerscoreblog

É claro que a idéia não deixa de ser louvável, e eu, particularmente, acredito que a distribuição digital é “o futuro”. Mas em alguns setores, e jamais no setor de games. Quando se fala em música o cenário é outro, e temos arquivos que chegam em média a 7 ou 8 Mb cada. Jogos? Não, não acredito que será uma boa idéia. E as edições especiais, as caixinhas especiais, e toda a parafernália que faz a alegria dos gamers quando do lançamento de um jogo muito esperado? Não creio que exista distribuição digital que consiga igualar o toque físico, o manuseio de papel, caixas, mapas e toda a série de badulaques que nos alegram tanto.

Não estou aqui me referindo aos jogos da XBLA, todos jogos de pequeno tamanho, que sabidamente não aproveitam todo o poder do Xbox 360 e que geralmente são remakes ou jogos feitos exclusivamente para distribuição digital, vide “The Maw“, Braid e tantos outros jogos sensacionais vendidos através da Xbox Live Arcade. Aqui, o modelo de distribuição digital é muito bem utilizado, e o tamanho dos jogos permite tal facilidade.

Agora, existe também a questão da colecionabilidade. Eu, por exemplo, adoro ter minhas caixinhas verdes, com seus manuais e encartes, e a mídia original dentro e disponível. Isto tudo não será possível nesta hipotética distribuição digital de games, e mesmo que o manual seja disponibilizado em um PDF para download, convenhamos que não é a mesma coisa. Sei, os ecologistas de plantão podem afirmar que menos árvores serão cortadas, que o planeta está morrendo, blá blá blá. Mas em se tratando de games, meu lado ecológico não é lá muito apurado.

Bom, de qualquer forma, acredito que haja mercado para esta nova maneira de distribuição. Mas eu ainda fico com minhas caixinhas verdes, e espero que a distribuição digital de jogos para o Xbox 360 (e para outros consoles também, caso mais alguém apareça com esta idéia) seja apenas mais uma opção, e não algo obrigatório. :)

Fonte: shacknews

2 thoughts on “Microsoft anuncia que vai iniciar distribuição digital de games

  1. Pingback: Novas funcionalidades na dashboard de seu Xbox 360

  2. Pingback: O HD de seu Xbox já está quase lotado?

Leave a Reply