GScrot 0.60: captura de screenshots cada vez melhor

A versão 0.60 da GScrot, uma excelente ferramenta para captura de screenshots no Linux, foi lançada há alguns dias atrás e contém uma série de melhorias e novas funcionalidades que, sem sombra de dúvidas, a tornam uma das melhores opções dentre os aplicativos do gênero.

Foram adicionados novos menus, agora é possível capturar somente uma determinada “seção” da tela, simplesmente movendo/posicionando seu mouse no local desejado, e o item “configurações (settings)” agora é uma opção do menu “edit (editar)”. Esta última modificação, aliás, ajudou a tornar a interface do aplicativo muito mais limpa e simples de se utilizar.

Houve, além disso, um “redesign” da interface gráfica do programa, bem como da janela de execução de plugins. É possível também a navegação à partir de uma “sessão” para outra, de forma muito simplificada, através do novo menu “session”, que contém links para acesso ao primeiro e ao último screenshot capturado, bem como para avanço ou retrocesso entre as diversas capturas efetuadas. Vale lembrar que cada “sessão” é uma captura de tela independente, ok?

Uma das novas funcionalidades mais legais é a possibilidade de se trabalhar com “perfis (profiles)”. Ou seja, você pode trabalhar com diversos perfis diferentes, cada um com seus devidos ajustes e diferenças, como por exemplo abertura automática das capturas no Gimp ou não, geração ou não de thumbnails (miniaturas), tempo de atraso, e uma série de outras opções muito interessantes. Além disso, foram incluídos novos plugins no software, e dentre estes, existe um (pdf export) que exporta a imagem capturada para um arquivo no formato .PDF. Muito legal, não? :)

Finalizando

O GSCrot está se tornando uma ferramenta fantástica no quesito “captura de screenshots“, e segundo os desenvolvedores, já existem planos para que as próximas versões contemplem melhorias no editor de imagens embutido no aplicativo. Estão previstas funcionalidades tais como inserção de texto, molduras, redimensionamento das imagens, marcadores, realce de texto ou de trechos da imagem, etc. Acredito que dentro de pouco tempo teremos em nossas mãos uma ferramenta completa para a captura e edição de screenshots, e o que é melhor de tudo, totalmente opensource. :)

Aliás, acabo de me lembrar de que a nova versão não está totalmente traduzida para o português do Brasil, devido à inserção de novas seções, funcionalidades, menus, botões, etc. Vou entrar em contato com o pessoal para verificar como posso terminar a tradução o mais rápido possível, e posto logo em seguida a respeito, por aqui. :)

OBS: para dúvidas a respeito de instalação e atualização da GScrot, dê uma lida em meu primeiro artigo a respeito da ferramenta.

7 thoughts on “GScrot 0.60: captura de screenshots cada vez melhor

  1. jeferson.info - o seu blog de linux
    Olá,
    Eu costumo usar o scrot, que é a base para o gscrot. Não sabia dessa funcionalidade de enviar pra pdf e tal….
    Muito interessante.

    Outra coisa que adorei messsmo foi o formato do seu template, que está de parabéns.
    Abraços e me amarrei no seu blog.

  2. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Jeferson,

    Realmente, é muito interessante, e esses plugins inclusos, como o de exportação para PDF, por exemplo, são uma “mão na roda”.

    Fico feliz por você ter gostado do template e do Open2Tech.

    Um grande abraço, e seja sempre bem vindo! :)

  3. SergioJP
    Adoro o teu site e essa aplicação que conheci aqui e estou usando muito, agra só uma informação. O projeto mudou de nome e agora se chama shutter e para quem estiver com problemas para atualizar, precisa mudar os repositorios da sourcelist e adicionar a nova assinatura gpg. Siga por aqui para ter sempre atualizado o shutter(gscrot) https://launchpad.net/~shutter/+archive/ppa;
    Abraços a todos.
  4. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Sérgio,

    Fico feliz que você goste do Open2Tech. :)

    Obrigado pelo aviso. Já vou atualizar os repositórios e escrever um artigo a respeito.

    Muito obrigado, seja bem vindo, e se tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se em casa! ;)

    Abraços!

  5. Pingback: GScrot agora se chama Shutter | Open2Tech

Leave a Reply