O Woopra na dashboard de seu WordPress

Há alguns dias atrás foi lançada oficialmente a versão 1.2 do software cliente Woopra, a respeito da qual já comentei por aqui. Além da já esperada melhora na performance, foram introduzidas algumas novas funcionalidades bem legais, que aumentam ainda mais o já alto nível de experiência proporcionada pelo aplicativo ao usuário.

É claro que os anúncios inseridos na tela de login do aplicativo não foram bem vistos por muitas pessoas, mas eu, particularmente, não ligo, principalmente se tal publicidade servir para manter o excelente serviço prestado gratuito por mais algum tempo (ou quem sabe, para sempre). Reclamar para que? :)

Um novo e interessante plugin do Woopra

Bom, mas o motivo deste artigo é comentar a respeito do novo plugin para WordPress lançado pelo Woopra, o qual permite que qualquer usuário do sistema acesse suas estatísticas a partir da própria dashboard de seu blog WordPress. É claro que a experiência não chega a ser tão rica quanto a proporcionada pelo cliente, mas mesmo assim, parece ser bem interessante.

Não espere encontrar em sua dashboard, entretanto, toda a beleza e a riqueza de detalhes encontradas no cliente Woopra. Estatísticas em tempo real e o live map, por exemplo, por enquanto só no cliente. Ainda não cheguei a testar o novo plugin, mesmo porque me parece que ele não pode ser utilizado ao mesmo tempo que o “Woopra Plugin” comum (e ainda disponível, aliás). Mas assim que testar escrevo a respeito, ok? :)

Pensando no futuro

O pessoal do Woopra parece estar “com um olho bem grande no futuro”, e menciona inclusive que será possível, a partir daqui, que desenvolvedores criem plugins, widgets e aplicativos os mais diversos “integráveis ao Woopra”, devido à abertura da API do mesmo. Um ponto a mais para este fantástico serviço que trás inovação atrás de inovação, e realmente deixa muitos serviços similares por aí comendo poeira.

Instalando ou atualizando seu cliente Woopra para a nova versão 1.2

Se você já utilizava a versão anterior do cliente Woopra, o upgrade deve ter sido feito automaticamente. Caso isto não tenha ocorrido, segundo o blog oficial, basta remover a versão atualmente instalada em seu computador, efetuar o download da versão adequada ao seu sistema operacional e então instalá-la.

OBS: vale lembrar que é necessário possuir a última versão do Java instalada em seu computador.

Problemas na instalação do cliente no Linux

O cliente Woopra, como todos sabemos, está disponível em versões para Mac, Windows e Linux. Quanto ao Mac nada vou comentar aqui pelo fato de não conhecer este sistema operacional. No Windows, não há segredo. Já no Linux, algumas vezes a coisa pode se complicar, e eu mesmo estava com algumas dificuldades para instalar a última versão do cliente em meu Ubuntu 8.04.

Mesmo com tudo certinho, última versão do Java instalada, etc, o erro abaixo teimava em ocorrer, impedindo a execução do instalador do programa em minha máquina:

No suitable Java Virtual Machine could be found on your system.
The version of the JVM must be at least 1.5.
Please define INSTALL4J_JAVA_HOME to point to a suitable JVM.
You can also try to delete the JVM cache file /name_of_user/.install4j

Encontrei uma dica no fórum de suporte ao Woopra que me ajudou bastante, e creio que seja interessante postá-la aqui. Na verdade, trata-se de um “passo-a-passo” para a instalação do cliente Woopra para Linux, o qual reproduzo abaixo:

1) Abra o terminal e digite o seguinte, para “baixar” o instalador:

wget http://static.woopra.com/woopra_unix.sh?anti-cache=12398794379

2) Prossiga com o seguinte comando:

mv woopra_unix.sh?anti-cache=12398794379 woopra_unix.sh

3) Em seguida, execute o seguinte:

chmod 777 woopra_unix.sh

4) Finalmente, execute o comando abaixo, para iniciar a instalação:

./woopra_unix.sh

A mensagem “Starting Installer …” será exibida em seu terminal, e o instalador gráfico será então iniciado:

Caso o erro acima mencionado seja exibido, faça o seguinte, ainda no terminal:

Digite:

cd /home/nome_de_seu_usuário

Em seguida, execute o seguinte comando:

sudo rm .install4j

Repita em seguida o comando abaixo, e o instalador deverá ser inicializado sem problemas:

./woopra_unix.sh

OBS: os procedimentos acima foram realizados em minha máquina, rodando o Ubuntu Linux 8.04.

Finalizando

Eu me surpreendo dia a dia com o Woopra, e acredito que o serviço ainda vai melhorar muito mais. E você, utiliza o serviço? Quais suas impressões a respeito? :)

3 thoughts on “O Woopra na dashboard de seu WordPress

  1. Dan Cortazio
    Hmm, interessante o Woopra. Não conhecia, vou testar, ainda mais com esse plugin pra WP. Apesar que o Google Analytics também tem, mas estou afim de variar um pouco.

    Valeu pela dica. Grande abraço.

  2. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Dan!

    O Woopra é fantástico. Este novo plugin, digamos, é um “adicional”. Já existia um anterior, que fazia o mesmo que alguns relacionados ao Google Analytics já existentes, ou seja, adicionava o “tracking code” às páginas.

    Este novo é diferente, pois insere “algo do Woopra” à dashboard. Faça um teste, baixe o cliente do Woopra e instale em seu computador. Aí você vai ver a “mágica”. :)

    Grande abraço!

  3. Pingback: Seja ignorado pelo Woopra | Open2Tech

Leave a Reply