Woopra: um sistema de estatísticas de encher os olhos

Já fazem mais ou menos 15 dias que recebi a aprovação do Open2Tech junto ao Woopra, mas somente agora consegui o tempo necessário para escrever a respeito de tudo o que acho relevante no serviço, e de como ele é sensacional. São muitas coisas, aliás. :)

Devo ter feito minha inscrição há mais ou menos uns 2 meses atrás, e acredito que devo ter sido incluso na última “aprovação em massa” executada pelo pessoal do Woopra, pois recebi meu convite justamente na mesma data em que foi postado a respeito no blog do serviço.

Bom, o título deste artigo realmente está de acordo com o que o Woopra é, e com o que ele proporciona ao usuário: ele é realmente de “encher os olhos” de qualquer um. É um sistema de análise e estatísticas para websites simplesmente fantástico, que possui recursos não encontrados nem no Google Analytics e que, pelo menos por enquanto, é totalmente gratuito.

Sua interface web não é tão bela ou “repleta de recursos” quanto a do Google Analytics, por exemplo, sendo em muitos aspectos até meio que pobre e/ou simples demais. Claro, todas as informações básicas estão ali, mas a mágica acontece realmente quando o usuário instala em seu computador o “cliente” do Woopra, um aplicativo disponível em versões para Windows, Mac e Linux. Quando se utiliza o Woopra através deste aplicativo a coisa muda totalmente de figura, e o que se tem em mãos, então, condiz realmente com a frase presente em seu website:

Woopra is the world’s most comprehensive, information rich, easy to use, real-time Web tracking and analysis application.

Ou, em uma tradução livre:

O Woopra é o aplicativo para monitoramento e análise em tempo real de websites mais abrangente, rico em informações e fácil de usar do mundo.

E ele realmente é tudo isto. :) Dentre todos os sistemas similares que utilizei até hoje, o Woopra foi o que me proporcionou mais fácil acesso a diversos tipos de informações, todas elas disponibilizadas de maneira clara e perfeitamente legível. Seu modo de operação em “tempo real“, aliás, é extremamente útil, permitindo que se veja as coisas “enquanto elas ocorrem”, diferentemente do Google Analytics, por exemplo, onde as atualizações são feitas a cada 24 horas.

Além disso, para usuários do WordPress e do sistema de fóruns vBulletin, existem plugins que facilitam ainda mais a vida do administrador. Desta forma, não é necessária a edição de nenhum arquivo do site, além de ser possível a identificação dos usuários que comentam no blog, por exemplo, de forma tal que eles apareçam no Woopra devidamente identificados, com o nome que utilizam para comentar. Fantástico, não?

Instalando o Woopra no seu WordPress

A instalação do Woopra em um website e/ou blog é bem simples, mais simples ainda se você utilizar WordPress ou vBulletin. No caso do WordPress, basta efetuar o download do plugin apropriado e instalá-lo. Caso você tenha dúvidas a respeito da instalação de plugins no WordPress, basta seguir este tutorial a respeito.

Após a instalação do Plugin do Woopra em seu WordPress, basta ativá-lo e inserir seu ID de usuário. É claro que você deve primeiramente efetuar seu cadastro no site do Woopra e aguardar a aprovação de seu site/blog, para isto.

O acesso às opções do plugin é feito através da dashboard do WordPress, e vcoê pode definir algumas opções adicionais tais como:

  • Rastreamento das páginas administrativas (no meu caso não ativei esta opção).
  • Identificação automática dos membros e usuários que comentam no blog (esta é bem interessante, e recomendo deixá-la ativa).

Após as configurações acima, seu site está pronto para ser analisado pelo Woopra, e você já pode começar a aproveitar este que é, sem sombra de dúvidas, um fantástico e inovador serviço. :)

Instalando o cliente do Woopra

A instalação e a utilização do cliente do Woopra é altamente recomendável, pela facilidade que proporciona, pelos recursos incluídos e pela beleza apresentada. Para os maníacos por estatísticas é uma “mão na roda”, pois além do Woopra oferecer todas as informações em tempo real, o cliente fica sempre ativo no computador, à distância de um clique, sem a necessidade de abertura do navegador, repetição de login, etc.

Basta abrir o cliente uma única vez, assim que iniciar seu sistema operacional, por exemplo, digitar seus dados de acesso ao serviço e o aplicativo ficará então sempre ativo e acessível:

Utilizando o Woopra

Após o login o show tem início, e a dashboard do Woopra é exibida, mostrando ao usuário, inicialmente, informações tais como visitas e hits dos últimos dias ou horas, referrers, pageviews, páginas mais acessadas, palavras-chave, origem dos visitantes, etc. Tudo isto com diversas opções de exibição e filtragem, além de um gráfico bem interessante na parte superior da tela, que pode alternar entre quatro opções diferentes, além da opção “Live” (ao vivo):

Como se pode perceber na imagem acima, à esquerda da janela ficam os ícones de acesso a diversas opões do Woopra:

  • Dashboard
  • Live
  • Search
  • Analytics
  • Manage

Vamos dar uma olhada em cada uma destas opções:

Dashboard, o painel principal

Esta é a tela visualizada em primeiro lugar, sempre que você efetua login no Woopra, onde pode ser obtida uma “visão geral” do seu website. Vale ressaltar que todos os 05 (cinco) blocos exibidos dentro da dashboard (overview, my content, my referrers, my searches e my visitors) possuem opções adicionais de visualização, o que torna a experiência ainda mais rica.

Por exemplo, no bloco “overview” você pode alternar entre “hourly” (por hora) ou “daily” (por dia). No bloco “my content” você pode clicar em cada um dos 04 (quatro) botões exibidos, e ordenar a exibição dos dados por:

  • Landings: número de acessos diretos à determinada página em seu site.
  • Exits: número de saídas de seu site, a partir de determinada página.
  • Hits: número de hits de determinada página.
  • Average time: tempo médio em determinada página.

No bloco “My referrers“, você pode alternar entre as opções “new” (novos), “top” e “sources” (fontes). Nesta última opção, é exibido inclusive um gráfico, conforme abaixo, mostrando o percentual de acessos diretos ao seu site, “back links” e acessos através de mecanismos de busca:

O bloco “My searches” pode exibir as “queries” e também as palavras-chave utilizadas pelos visitantes, sendo que estas são exibidas na forma de botões, os quais aumentam de tamanho conforme a “relevância” da palavra-chave em questão:

Finalmente, na dashboard, temos o bloco “My visitors“, ou “meus visitantes”, onde é possível alternar-se entre “Countries“, ou “países” e “Loyalty“, onde se pode conferir a “fidelidade” dos visitantes através de um gráfico que mostra o percentual de novas visitas e de retornos.

Live, informações “ao vivo”

Um dos recursos mais legais do Woopra: informações totalmente em tempo real. É possível verificar se existe algum visitante no site no momento em que se desejar, e obter diversas informações a respeito do mesmo, como por exemplo IP, país, cidade, idioma, navegador e sistema operacional utilizados, resolução do monitor, a partir de que outro site ele chegou até o seu (referrer), total de visitas até o momento, tempo total gasto pelo usuário em seu site, etc.

No caso de visitantes que já tenham comentado em seu blog, ou usuários que já tenham sido identificados por você no Woopra (tag this visitor), são exibidos também o nome do mesmo e seu e-mail:

Recurso semelhante, porém não tão poderoso e versátil, pode ser encontrado na versão paga do Clicky Web Analytics, aqui chamado de “Spy”. O que chama a atenção no Woopra, entretanto, é a enorme gama de possibilidades. Na opção “Live”, por exemplo, o mapa localizado à esquerda (veja na imagem acima), dentro da opção “Live Geographical View“, ou “visualização geográfica ao vivo”, é atualizado em tempo real de acordo com a visitação. Ao se passar o mouse sobre o “alvo” exibido no mesmo, é exibido o nome do país e da cidade de origem do visitante.

Abaixo do mapa é possível escolher-se entre apenas um país para exibição ou então todos os países (all countries). Mais abaixo, existe uma série de pequenos botões que representam “filtros” que tomam como base o(s) usuário(s) online no site no momento e então exibem as informações de acordo. Pode-se escolher entre visitantes, países, páginas, referrers, plataforma e navegadores:

Além disso, a opção “Lookup history” mostra um histórico completo com todas as visitas/ações anteriores do visitante em questão, separando-as por data e exibindo dados como IP, idioma, país, e quantidade de ações. Caso deseje “marcar” determinado visitante, basta utilizar a opção “tag this visitor” e designar um nome para o mesmo: a partir daí, ele será assim identificado em todos os relatórios do Woopra.

Converse com seus visitantes

O Woopra possui uma funcionalidade realmente inédita em sistemas do tipo, que é a possibilidade de se iniciar uma conversação, ou chat, com qualquer visitante. Ainda na aba “Live”, no quadro onde são exibidas as informações de cada visitante, existe uma opção chamada “start a conversation“, ou “iniciar uma conversa”. Clicando neste link, é aberta uma janela com algumas informações a respeito do visitante, e uma “text area” onde você pode digitar qualquer texto. A partir do momento em que você digita alguma coisa ali e tecla <ENTER>, é aberta uma janela de chat para o visitante, exibindo o texto inicial que você digitou, e a partir daí pode ser iniciada uma conversa em “tempo real”. :)

Ainda não utilizei esta funcionalidade, e nem sei se vou utilizá-la algum dia. Mas que é algo de “encher os olhos”, isto é. :)

Search, ou pesquisa

Este grupo de opções exibe informações relativas às últimas visitas, exibindo dados como data da visita, ID do visitante (caso seja um visitante “identificado no sistema”), ações, IP, país, cidade, idioma, sistema operacional e resolução do monitor. Cada um dos campos na tabela pode ser utilizado para ordenação dos dados, e existem botões de avanço ou retrocesso, para que se possa navegar pelas informações. Além disso, na parte superior da tabela existe um botão chamado “filters”, o qual dá acesso a uma série de filtros que permitem o refinamento da busca e/ou a busca por determinados tipos de informações. O administrador pode também salvar um filtro configurado, para posteriores utilizações:

É possível também a exibição dos dados relativos ao dia atual, ao dia anterior, aos últimos 7 dias, aos últimos 30 dias ou então a definição de um “período”, através da escolha das datas em um prático calendário:

Analytics, ou Análise

Esta é uma interessante e útil seção do aplicativo, onde é possível exibir informações a respeito dos visitantes e dos sistemas utilizados por estes.

Da mesma forma que todas as outras seções do Woopra, tudo aqui também possui um visual belíssimo, como se pode perceber pelo mapa exibido acima, através da opção “geo overlay“, onde cada país/região vai sendo realçado conforme se passa o mouse sobre o mesmo, e a quantidade de visitantes provenientes daquela localidade é então exibida.

Existem duas opções principais dentro da seção “analytics”, cada uma com suas respectivas sub-opções:

  • Visitors (visitantes): overview (visão geral), geo overlay (aquele belo mapa exibido acima), countries (países), members/tagged visitors (membros/visitantes “marcados”), bounce rate (taxa de rejeição), visit durations (duração das visitas).

  • Systems (sistemas): browsers (navegadores), platforms (sistemas operacionais), resolutions (resoluções – de tela), languages (idiomas), segmentation (segmentação, onde é possível a montagem de um relatório combinado, através da escolha do sistema operacional, do navegador, da resolução de monitor e do idioma).

É muito legal ver que o Firefox está em primeiro lugar na lista, não? :)

É interessante observar-se que todas estas informações podem ser visualizadas em dois tipos de gráficos diferentes: “pizza” e “barras“. Além disso, todos os relatórios podem ser exportados para um arquivo .CSV.

Além disso, como em qualquer outra seção do Woopra, aqui também é possível se filtrar resultados, buscando-se pelo “nome”, e o calendário também está à disposição, caso o administrador deseje filtrar dados relativos a um período específico. É possível também limitar-se os resultados de acordo com valores pré-estabelecidos: 1000, 500, 250, 100,50 ou 20 resultados.

Manage, ou gerenciar

Esta seção do Woopra serve para que o administrador do site defina eventos, ou “metas”, e seja avisado assim que os mesmos ocorrerem. Pode-se definir eventos utilizando diversos tipos de dados, como por exemplo país de origem, IP, cidade, conteúdo da página, downloads de arquivos, links “clicados”, referrers, navegador, sistema operacional, resolução de tela, etc.

É uma opção muito útil para a análise e o acompanhamento do desempenho de qualquer website e/ou blog, sendo que através das informações obtidas o administrador pode tomar ações as mais diversas visando otimizar seus resultados, por exemplo.

A criação de eventos no Woopra é feita através de um completo e prático “wizard“, ou assistente, o qual guia o usuário até o final da criação. Pode-se definir o ícone apresentado no alerta, quando uma determinada meta é atingida, a mensagem pode ser totalmente customizada, inclusive mediante a utilização de diversas variáveis, e também é possível configurar-se para que um som seja tocado no momento em que a meta é atingida.

Finalizando

Algo que ainda falta no Woopra é a capacidade de ignorar as visitas do administrador do site. Entretanto, pelo que vi no fórum de suporte, isto já está nos planos dos desenvolvedores, e acredito que será implementado em breve.

Existe um plugin que parece suprir esta necessidade, mas ainda não consegui testá-lo. Assim que conseguir postarei aqui minhas impressões a respeito, informando se o mesmo realmente cumpre com o que promete. :)

De qualquer forma, o Woopra é um serviço fantástico, que pode ser utilizado tranqüilamente em conjunto com o Google Analytics, permitindo assim que administradores de sites e/ou bloggers obtenham diversas informações interessantes e vitais a respeito de seus respectivos sites e/ou blogs.

Como se pode perceber na página inicial do serviço, o Woopra possui o apoio tecnológico da Layered Technologies, a qual inclusive recentemente forneceu diversos servidores ao serviço, evento que parece ter tido alguma ligação com a recente aprovação em massa de diversos websites.

Estou utilizando o Woopra desde o momento em que fui aprovado, e nestes 15 dias, confesso que fico cada fez mais maravilhado com o serviço. Sua beleza, aliada à quantidade e à qualidade das ferramentas que possui faz com que qualquer um fique com os olhos grudados na tela. Confesso que é realmente difícil fechar o aplicativo, e nestes 15 dias ele tem ficado constantemente ativo em meu sistema operacional, e não consigo resistir à tentação de abrí-lo diversas vezes ao dia e verificar todos os relatórios e informações que acho relevantes. Às vezes, abro também só para dar uma “fuçada” básica, mesmo, pois ninguém é de ferro. :)

Não sei dizer se o Woopra vai ser sempre gratuito, e aquele “beta” abaixo de seu logotipo deixa margem a muitas suposições. De qualquer forma, o serviço é fantástico, e deixa qualquer um de “boca aberta”. E se você ainda não solicitou seu convite para o Woopra, não perca tempo e faça-o o quanto antes. Você não vai se arrepender, eu garanto.

OBS: o logotipo do Woopra e as imagens retiradas de seu website foram utilizadas neste artigo mediante permissão do pessoal do staff da empresa.

Informações adicionais

Site oficial:

http://www.woopra.com

Link para registro:

http://www.woopra.com/members/signup.jsp

Maiores informações sobre o Woopra (em inglês):

http://www.woopra.com/features

Guia de instalação (em inglês):

http://www.woopra.com/installation-guide

FAQ (em inglês):

http://www.woopra.com/faq

Link para download dos plugins e dos clientes:

http://www.woopra.com/download

Blog oficial (em inglês):

http://www.woopra.com/blog

Fórum de suporte (em inglês):

http://www.woopra.com/forums

16 thoughts on “Woopra: um sistema de estatísticas de encher os olhos

  1. Gilberto "Knuttz" Soares Filho
    Eu estou impressionado com o Woopra, na realidade estou tão impressionado que pagaria para usar este serviço (estou participando do beta tbm).

    A única ressalva que eu faço é ao footprint de memória que a versão stand alone faz, é brutal.

  2. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Gilberto, seja bem vindo!

    Digo a mesma coisa e, aliás, prefiro pagar para utilizar o Woopra do que o Clicky, por exemplo. :) Os caras estão fazendo um ótimo trabalho.

    Agora que você mencionou verifiquei que ele consome bastante memória, mesmo, e de todos os aplicativos abertos em minha máquina no momento só fica atrás do Firefox 2.x.

    Mas, mesmo assim, é um excelente serviço, e pelo que estou vendo vai melhorar bastante.

    Grande abraço!

  3. Pingback: Novidades no Woopra: mais ao vivo do que nunca | Open2Tech

  4. Thiago
    Usava o Woopra até o início dessa semana. A idéia do serviços é muito e poder acompanhar os visitantes em tempo real tbm. Entretanto o fato (i) do código tornar o blog mais lento e (ii) estar quase sempre fora do ar, principalmente, nas últimas semanas, me fizerem desistir do serviço.

    Abraços.

  5. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Thiago!

    Então, eu pelo menos não consegui perceber nenhuma alteração na velocidade de carregamento da página devido ao uso do plugin do Woopra para o WordPress. Você usa o plugin ou fez a implementação manual?

    Também fiz alguns testes, desabilitando o plugin do Woopra, e tudo continuou igual.

    Você chegou a efetuar alguns testes, desabilitando todos os plugins e em seguida reativando um por um e verificando como o blog é carregado? Pode ser que acabe descobrindo o plugin que causa o problema, e este nem seja o do Woopra.

    É claro, cada caso é um caso. :)

    Um abraço!

  6. johnny
    Eu me registrei no site do woopra e tudo beleza…ae baixei o programa e hoje confirmaram meu blog e entrei no programa para utiliza-lo, mas qnd abri o programa ainda não havia nenhuma estatistica (sendo que só hoje recebi mais de 1000 visitas no meu blog).

    Poderia me ajudar dizendo o que houve?

    Desde já agradeço.

  7. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Johnny!

    Então, você chegou a implementar o código do Woopra no seu site, ou instalar o plugin, caso utilize WordPress?

    Sem isto, o sistema não vai funcionar, e você não vai conseguir visualizar nenhuma estatística no cliente que baixou.

    Dá uma olhada nos links abaixo:

    Implementação manual

    Implementação via plugins

    No caso do plugin para WordPress, basta instalá-lo e utilizar seu “website ID”. No caso da implementação manual, você deve copiar o código javascript existente na seção “my website” e então colá-lo no footer de seu site, antes da tag /body.

    Espero ter ajudado.

    Abraços! :)

  8. johnny
    Ah sim…muito obrigado!
    Não tinha implementado o código, mas agora deu tudo certo!
    Valeu :)

    Abraço

  9. Pingback: Nova versão do cliente Woopra lançada | Open2Tech

  10. Pingback: Lançado Woopra 1.2 RC2 | Open2Tech

  11. Pingback: O Woopra na dashboard de seu WordPress | Open2Tech

  12. Paulo
    Gostei muito, tem uma apresentação fantástica, mas não consegui entender o acompanhamento dele, com o do meu site, pois no meu site acusa 25 visitas num dia, enquanto ele apresentou apenas uma…. também qdo tento contactar o cliente visitante, apenas consigo dar o bom dia, ou boa tarde de apresentação, mas não tenho retorno, visto que fiz um teste com outro computador e ao responder, não recebi nada, muito menos no segundo texto enviado nada acontece…. Alguém pode me ajudar?
    Talvez eu tenha feito alguma configuração mal sucedida… ou sei lá…
    Sou grato se algúem puder me enviar alguma posição.
    meu email é gpersianas@hotmail.com
  13. Marcos A.T. Silva Post author
    Olá Thiago! :)

    Obrigado pelo interesse!

    Olha, pra evitar problemas com os motores de busca em relação a conteúdo duplicado, poste somente alguns pequenos trechos, e faça alguns comentários seus, próprios, a respeito.

    Se você me avisar assim que fizer isso, agradeço bastante. :)

    Um grande abraço!

Leave a Reply