Delicious Firefox Extension: compatível com Firefox 3

O del.icio.us anunciou em seu blog oficial o lançamento de uma nova versão de sua extensão para o Firefox, a qual, além de possuir algumas novas e interessantes funcionalidades, é totalmente compatível com o Firefox 3.

Sobre o del.icio.us

O serviço é muito conhecido e prático, mas para quem ainda não conhece, vale dizer que o del.icio.us é um serviço de “bookmarking” online, ou, em outras palavras, um serviço onde você pode armazenar seus favoritos de forma online, e assim, jamais perdê-los.

As duas maiores vantagens obtidas quando se utiliza um serviço deste tipo são a segurança e a mobilidade. Todos os favoritos ficam armazenados nos servidores do del.icio.us, e não em seu computador. Assim, você obtém acesso aos mesmos a partir de qualquer computador conectado à internet, e pode até mesmo incluir, excluir e editar seus favoritos, mesmo que não esteja utilizando seu próprio computador. Claro, vale lembrar que você deve sempre ter muito cuidado ao utilizar seus dados de login em outros computadores, principalmente se estes forem utilizados por um grande número de pessoas, ou se estiverem localizados em locais públicos (lan houses, por exemplo).

Além disto, utilizar serviços como o del.icio.us é uma maneira de evitar a perda de seus favoritos, a não ser, é claro, que você os apague de sua conta ou então que alguma “catástrofe” comprometa os dados armazenados nos servidores do del.icio.us, o que, convenhamos, é muito difícil. :)

Ou seja, como os favoritos ficam armazenados em servidores “remotos”, e não em seu computador, você não perde os mesmos ao formatar seu computador, por exemplo. Além disso, o serviço permite que você mantenha seus próprios backups de segurança, caso deseje, permitindo que você exporte um arquivo .html contendo todos os seus favoritos e tags. Muito prático, não?

O del.icio.us e o Firefox

A melhor maneira de se utilizar o del.icio.us juntamente com o navegador Firefox é através da utilização de uma extensão desenvolvida pelo próprio del.icio.us, que pode ser instalada facilmente no navegador da Mozilla. A última versão estável da referida extensão pode ser obtida diretamente no site “Mozilla Add-ons“, atraves deste link, e após sua instalação, basta que você configure a extensão conforme suas necessidades, inserindo também seus dados de login, e a utilização do del.icio.us e o gerenciamento de seus favoritos a partir daqui será muito mais simples.

Todas as operações de consulta, inclusão e exclusão de bookmarks poderão ser efetuadas diretamente em seu Firefox, sem a necessidade de acesso ao site do del.icio.us, e a extensão sincroniza automaticamente o navegador com sua conta. A extensão também permite que você “esconda” o menu “Favoritos” (Bookmarks) no Firefox, caso deseje trabalhar somente com o serviço online. Isto é comodidade elevada ao cubo, não? :)

Sobre a nova versão da extensão

A nova versão da extensão do del.icio.us é totalmente compatível com o Firefox 3, como já dito acima, e possui, além disso, alguns novos recursos muito interessantes e úteis. Vale ressaltar que a mesma mantém total compatibilidade com o Firefox 2.x, e estou utilizando-a em meu Firefox 2.0.0.14 desde a notícia do lançamento, sem ter percebido qualquer bug e/ou problema.

Seguem abaixo alguns dos novos recursos:

  • Acesso rápido às tags: ao teclar F2, uma pequena janela é exibida e você pode pesquisar por uma tag qualquer. Conforme a digitação, a extensão vai “sugerindo” algumas tags (levando em consideração as tags existentes em sua conta), e após a escolha da tag, basta clicar no botão OK para ser redirecionado à respectiva página contendo todos os favoritos relacionados à tag em questão.

  • Nova forma de acesso às configurações da extensão: agora, o acesso às configurações (options) da extensão pode ser feito também através do menu “Ferramentas”, além do já conhecido botão “opções” localizado na tela de gerenciamento de complementos.
  • Indicadores na barra de status: a extensão exibe agora três “indicadores” na barra de status do navegador, no canto inferior direito da janela. O primeiro deles (open delicious) abre em uma nova aba o website do del.icio.us. O segundo exibe, também em uma nova aba, a sua rede no del.icio.us (your network in delicious). O terceiro avisa quando existem novos links para você no serviço, e quando você clica sobre o mesmo, é aberta uma nova aba exibindo todos os links para você (“x” new links for you).

Além dos novos recursos acima citados, esta nova versão disponibiliza e instala automaticamente novos botões de acesso, os quais estão bem mais bonitos do que nas versões anteriores:

A janela de inserção/edição de favoritos também sofreu algumas modificações, e possui agora um visual bem mais “clean” do que nas versões anteriores:

Finalizando

Esta ainda é uma versão beta, portanto, vale lembrar que é possível que você experimente alguns bugs durante a utilização da mesma. Além disso, o blog oficial também menciona o fato de que algumas das novas funcionalidades e mudanças no layout são experimentais, e podem sofrer alterações até que a versão final seja lançada.

Porém, como já disse acima, estou utilizando este beta desde seu lançamento, e o mesmo está rodando perfeitamente em meu Firefox, sem qualquer problema. E, além disso, as novas funcionalidades são muito interessantes e úteis, e vale a pena pelo menos se conhecer a extensão.

Informações adicionais

Site oficial:

http://del.icio.us

Link para download da extensão:

http://del.icio.us/extensions/firefox/delicious.xpi

Link para criação de uma nova conta no del.icio.us:

https://secure.del.icio.us/register

Link para acesso ao “Delicious Firerox Extension Yahoo! Group”:

http://tech.groups.yahoo.com/group/delicious-firefox-extension

Compare preços de: cafeteira expresso, aquecedor de ambiente, refrigerador, câmera digital Sony, cartão de memória xD, DVD player, Apple Ipod, home theater, monitor, celular, TV, impressora, notebook, PC

3 thoughts on “Delicious Firefox Extension: compatível com Firefox 3

  1. Pingback: WordPress 2.6: utilizando o PressThis | PluginMania

Leave a Reply