Goodbye Microsoft: instale o Debian sem complicação

debian.jpg

Conheci há alguns dias atrás um aplicativo/serviço que, sob o sugestivo nome de “Goodbye Microsoft“, se propõe a efetuar uma instalação em modo gráfico da distribuição Linux Debian, executando durante o processo todos os redimensionamentos e criações de partições necessários para a instalação da distribuição, bastando ao interessado apenas possuir uma conexão à internet e o Windows XP instalado na máquina. É uma instalação basicamente “online”, que vai instalar o Debian no computador do interessado mantendo sua atual instalação do Windows XP. :) Ao se efetuar o download do arquivo, o mesmo surpreende pelo tamanho extremamente reduzido (cerca de 170 Kb). Mas ocorre que ele não é o instalador, mas tão somente um pequeno executável que irá efetuar o download de alguns arquivos necessários ao início da instalação e, possivelmente, a partir daí, criar um setor de boot adicional na MBR da máquina, fazendo com que no próximo boot o usuário tenha a opção de iniciar o computador pela tal “opção instaladora” do Debian, a qual irá então efetuar o download dos arquivos necessários, dar início e guiar o usuário durante o processo de instalação e configuração da distro. E tudo em modo gráfico! :)

goodbyems.jpg

É claro que fiz algumas conjecturas acima, baseadas em pesquisas que fiz a respeito e no teste inicial que efetuei, rodando o pequeno executável até um certo momento. Pretendo em breve rodar a instalação até o fim, e postar aqui os resultados. Quanto à ferramenta, além da mesma executar a instalação em modo gráfico, pode-se escolher dentre mais de 20 idiomas, e entre eles está o português. A versão do Debian instalada através da ferramenta é a Etch, e o instalador utilizado é o NSIS (Nullsoft Scriptable Install System), opensource, para nossa alegria. :) A ferramenta possui também dois modos de instalação: um para usuários inexperientes e outro para usuários avançados, e neste último pode-se optar pelos modos “gráfico” e “texto”. No modo avançado, inclusive, é possível até mesmo escolher-se o repositório desejado, entre “unstable” e “stable”. Além disso, existe o modo de instalação e o de reparação, caso já exista alguma instalação do Debian no computador. Confesso que mal posso esperar para ver como o danado se comporta até o fim. :) E temos de admitir que a idéia é excelente, pelo menos para aqueles que possuem banda larga. E um dos pontos mais interessante e importante é que são unificados dois procedimentos distintos e complicados para muitas pessoas: o download da imagem ISO e a instalação da distro, isto sem falar na questão do particionamento, que também é “coberta” pelo Goodbye Microsoft. Esta é uma idéia simplesmente genial, e que merece ser “exportada” para outras “paragens”! Sonhar não faz mal a ninguém, principalmente quando vemos o software livre em geral caminhando a passos largos pelos quatro cantos do mundo, inclusive aqui no nosso Brasil. Prometo postar em breve um tutorial a respeito da ferramenta, e minhas impressões sobre a instalação que vou efetuar através da mesma. Mas se enquanto isso você desejar se aventurar, não se acanhe. Só não se esqueça de efetuar um backup completo de tudo o que é importante em seu computador, pois acidentes acontecem, como todos sabemos. :) Aliás, gostaria de dizer que gostei bastante do nome do projeto/ferramenta, e isto me faz lembrar que a cada dia que passa fica mais fácil e indolor dar adeus ao SO das janelas. :)

Informações adicionais

Site oficial do Goodbye Microsoft:

http://goodbye-microsoft.com

Link direto para download do instalador:

http://goodbye-microsoft.com/pub/debian.exe

Site oficial da distribuição Debian:

http://www.debian.org

6 thoughts on “Goodbye Microsoft: instale o Debian sem complicação

  1. gilson
    rapaz, nunca usei o linux, mas sempre tive vontade. O problema é que tem mais gente que usa o computador em casa e nunca me deixaram fazer essas experiências, hehehehehehehe. Mas, tava pensando em instalar linux nos computadores do trampo. Essa pode ser uma saida. Vou aguardar o seu texte.
  2. Marcos A.T. Silva
    Olá Gilson! Obrigado pelo comentário. :)

    Complicado, realmente…rs :)

    Mas você pode tentar um “dual boot”, e manter o windows em sua máquina, sem problemas.

    Em breve vou postar meus comentários a respeito da ferramenta. Um grande abraço!

  3. Tiago Paixão
    Esse instalador é pra dual Boot Marcos? Eu já usei versões live de kurumim e ubuntue tb já instalei os dois. mas desistalei tudo de novo. Tô só com xp mesmo. O debian acima é pra dual boot mesmo? Ele faria meu pc ficar mais rápido que com xp? Eu tenho pouca memória e o mais importante pra mim agora é a rapidez.

    Abraços

  4. Marcos A.T. Silva
    Olá, Tiago!

    Então: sim, ele instala em dual boot.

    Quanto à rapidez, depende muito da configuração de sua máquina. Sabe-se que o Linux roda melhor em máquinas de configurações inferiores, dependendo da distro. Sendo assim, por conseqüência, roda mais rápido.

    Por exemplo, na minha máquina pessoal, equipada com um processador AMD Semprom 2800 com 1 Gb de RAM DDR, o Ubuntu é muito mais rápido do que o Windows XP Professional instalado.

    Seria interessante mesmo fazer testes, e ver como seu equipamento se comporta.

    Um grande abraço! :)

  5. Marcos A.T. Silva
    Beleza, Tiago. Vai dar certo sim. :)

    De qualquer forma, tem também o Ubuntu e outras distros que possuem live cd, caso você esteja com receio de partir pra uma instalação propriamente dita.

    Mas, de qualquer forma, vai da opinião de cada um. Boa sorte com sua instalação, e não deixe de postar sua experiência. :)

    Um grande abraço, e obrigado pela visita. :)

    Marcos

Leave a Reply